sexta-feira, setembro 23, 2005

Uma voz a favor do futebol pró povo.

“Tirou-se o futebol ao povo. Os bilhetes são muito caros para grande parte da população portuguesas. O gosto pelo futebol continua, assim dão a entender as audiências televisivas e a existência de três jornais desportivos.

Eu habituei-me a ir ao futebol pela mão do meu pai. Hoje se uma criança for assim ao estádio tem de pagar um ingresso na totalidade. Com este afastamento, os homens de amanhã não terão o hábito de se deslocarem ao recinto de jogo. É urgente rever esta política de preços, mas não estou a ver muita vontade para que isso aconteça. Honestamente não sei quem pensa o futebol português. A liga faz um bom trabalho na organização, mas não sei se é a este organismo ou á federação que cabe tentar debater o futuro da modalidade. Seria bom haver várias reuniões por ano, de carácter obrigatório, para debater estas questões.”

Carlos Carvalhal treinador do Clube de Futebol “Os Belenenses”

É sempre bom ter vozes a favor de nós adeptos para baixarem os preços dos bilhetes e devolverem o futebol ao povo.

Um único senão tenho a apontar a estas declarações. A liga faz um bom trabalho? Acha mesmo senhor Carvalhal?! Lembre-se que está a falar da mesma liga que regularizou o preço dos bilhetes colocando como tecto 60€. É realmente um bom trabalho! Quem me dera ter uma liga que fizesse o que fez o organismo que regula o futebol em França que designou que os adeptos do clube visitante pagam apenas 10€ (tanto dinheiro já eu tinha poupado se fosse assim aqui na terrinha). Lembre-se que estamos a falar da mesma liga que permitiu que o futebol fosse roubado do Domingo a tarde, sim que não é só o excessivo preço dos bilhetes e a crise que a nossa economia atravessa que tirou pessoas do estádio, mas também estes horários estúpidos que não convêm a ninguém senão as televisões. Lembre-se que estamos a falar da mesma liga que vê os clubes CHULAREM os adeptos (desculpem mas não tenho outra palavra) porque sabem que a paixão dos mas verdadeiros é eterna e que fazem tudo por tudo para apoiarem o seu clube do coração. Penso depois disto tudo que o trabalho na organização dos jogos por parte da liga não é a melhor. Quanto ao futuro da modalidade, acho não cabe apenas a liga ou a federação debater mas sim a todos os interessados como por exemplo a APAF dos árbitros, o sindicato dos jogadores, etc.…



Carlos Carvalhal

domingo, setembro 18, 2005

Futebol Moderno??!! Não, Obrigado!!!

Os Diabos Vermelhos vão fazer no jogo contra a União de Leiria, parte de um protesto europeu contra o futebol moderno. Deste protesto também já participou a fúria Azul do Belenenses que no seu último jogo em Penafiel mostraram uma frase que dizia simplesmente "O futebol português precisa de alma; Não deixem morrer o Salgueiros" conseguindo com isso arrancar a maior ovação da noite. Bem mas passamos ao que interessa o protesto dos Diabos hoje no jogo do BENFICA – União de Leiria. Eis o que pode ser lido no site oficial da claque:
"Contra o futebol moderno

Imaginem que um multimilionário comprava o nosso clube? Em principio, tudo bem. Ao exemplo do Chelsea, poderia financiar aquisições com a sua fortuna, e o nosso Benfica poderia ombrear com os grandes clubes europeus.
No entanto, nem tudo são rosas. Na Áustria um clube com história conheceu a faceta mais negra do futebol-negócio: o dono da conhecida bebida Red-Bull comprou o Áustria-Salzburg por um preço bastante irrisório (à semelhança do que se passou em Itália com o Torino e o Parma), e todos os adeptos pensaram que era a salvação do clube.
Puro engano. O SV Áustria Salzburg, apesar das promessas dos compradores, pura e simplesmente desapareceu. O clube finalista da Taça UEFA, em 94, perdeu as suas cores (violeta e branco), o seu símbolo, e os seus troféus. Ganhou um novo nome: Red Bull Salzburg (http://www.redbullsalzburg.com)
Todo o historial. Toda a tradição. Tudo foi trocado em nome de uma marca: Red Bull. Um clube histórico, fundado em 1933 desapareceu.
Hoje o clube é uma marca (não confundir com os históricos Bayer Leverkusen e o PSV Eindhoven, cujas equipas foram fundadas por trabalhadores da Bayer e Phillips respectivamente)
Os adeptos que envergavam adereços (camisolas, cachecóis e bandeiras por exemplo) das cores antigas do clube, foram proibidos de entrar no estádio.
Tudo se passou na Áustria, mas pode acontecer em Portugal, ou em qualquer país da Europa.
Os adeptos de futebol são (ou devem ser) o 12º jogador. É devido aos adeptos que o futebol existe. Mas também são os adeptos que têm o poder de “alimentar” esta máquina voraz ou de dizer basta. Basta aos especuladores do “negócio” futebol; basta de transmissões televisivas que provocam dispersão de jornadas de quinta a segunda-feira; basta de jogadores que beijam a nossa camisola hoje, e a do adversário amanhã; basta de Estádios com nomes de marcas; basta de patrocínios mais importantes que o símbolo e história dos clubes; basta de Futebol Moderno… Ou querem assistir à final da Liga dos Campeões entre a Siemens e a Vodafone ?
Os Diabos Vermelhos, grupo Ultra do SL Benfica, no jogo com o Leiria vão fazer um protesto simbólico de solidariedade (à semelhança de outros grupos europeus) com os adeptos e ultras do distante clube austríaco.
Quem sabe se um dia não podemos ser nós na mesma situação?"


Quanto a vocês não sei que pensam disto mas eu assino por baixo.

terça-feira, setembro 06, 2005

Que não restem dúvidas de que somos enormes...




Se restaram dúvidas sobre o prestigio do BENFICA no mundo do futebol,( que apesar de anos menos bons ficou intacto), esta linda foto em cima vem dissipa-las. Trata-se de uma foto tirada no jogo da quarta-feira passada entre a Polónia e a Áustria, e vejam o que ela trás vestida!



P.S. - A foto foi tirada do site fifaworldcup.com que infelizmente esta sempre a ser actualizado o que não me deixa colocar aqui o link definitivo, mas à data em que escrevo estas linhas o endereço certo é http://fifaworldcup.yahoo.com/06/en/photos/index.html?i=214&d=1 e o número da foto é o 215. Não garanto que quando alguém ler isto o número da foto e o link seja o mesmo, mas quem tiver dúvidas ou paciência para procurar pode sempre dar um"pulinho" ao site e ver que esta lá a foto. Posted by Picasa