quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Parabéns BENFICA

Decorria o ano de 1904 quando neste preciso dia de 28 de Fevereiro, um grupo de homens se uniu para formar o nosso clube, com o objectivo de fazer uma equipa de portugueses para ganhar aos ingleses do Carcavelos Club. Foi na Farmácia Franco que os nossos fundadores assinaram a acta de fundação do clube. Esta acta tem a curiosidade de ter apenas 23 assinaturas já que Cosme Damião como redigiu a acta esqueceu-se de a assinar. Dá arrepios pensar que aquelas pessoas não faziam ideia do "monstro" que estavam a criar, é que o resto é história. E que história...


Farmácia Franco 1903



Assinaturas Fundação 28-02-1904

Benfica no mundo

Galhardete do BENFICA no filme In the Name of the Father.


sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Gary Neville Vs Empresários

Gary Neville pede exclusão de empresários

O «capitão» do Manchester United juntou hoje a sua voz aos que pedem a exclusão dos empresários do futebol. «Precisamos de bons contabilistas e conselheiros, mas para isso não é necessário pagar-lhes centenas de milhar de libras», salientou.


AP
Gary Neville destaca, no entanto, que «há muitos jogadores a acreditar que precisam de empresários», mas também deixou qual poderá ser o caminho de saída: «A Associação de Jogadores Profissionais (PFA) tem de continuar o bom trabalho que tem vindo a fazer, ajudando a educar os jovens a não confiar em pessoas que só lhes vão tirar dinheiro.»


In A Bola 15/02/2007


Há clubes que se precisarem de um defesa esquerdo, não sondam o mercado há procura de um. Simplesmente ligam a um empresário e perguntam-lhe quais são os que tem e desse leque escolhem. Até pode haver um ou dois muito melhores do mesmo preço e no mesmo campeonato, mas tem de ser aquele por causa do seu representante.
Há treinadores que são limitados nas equipas que fazem porque não são 100% livres de escolher o seu onze, porque os jogadores de certos empresários tem de jogar para se mostrarem e valorizarem.
Há jogadores que sente ser explorados por empresários mas apesar de terem vontade de lhes dar um "chuto no cú", não podem porque o poder destes é tal que arriscam acabar a carreira nos distritais.
Clubes contratam por milhares de euros jogadores por catálogo a empresários e depois levam as "banhadas" que se sabe.
Jovens jogadores entram em litigio com os seus clubes de sempre, porque são aconselhados por quem os representa a isso porque existe um clube que dá mais interessado, não acabam a sua formação e nunca dão em nada, porque foram mal aconselhados por alguém que os usou.

Podem até achar que isto é teoria da conspiração, mas eu acredito, aliás eu sei que existe disto no futebol actual. Os jogadores tem direito a quem os represente e quem zele pelos seus direitos mas o papel dos empresários no futebol hoje em dia passou os limites do simples representante, para patamares muito pouco aceitáveis e cheios de dúvidas e suspeitas. Por tudo isto aplaudo Gary Neville, e gostava de ver mais vozes influentes juntarem-se a esta causa. Talvez o recém-eleito presidente da UEFA, como ex-jogador que é, se venham a juntar também...


P.S. - Não são só os empresários a condicionar as escolhas dos treinadores, também são os interesses comerciais. Quem não se lembra por exemplo do célebre caso da final do Mundial 98 em que se diz que a Nike impôs que o Ronaldo jogasse apesar de, diz-se não estar nas melhores condições?!

terça-feira, fevereiro 13, 2007

História: Da eliminatória Sim, do jogo Não.

Deixo-vos um jogo do BENFICA - Dínamo de Bucareste da época 99/00. Na altura a nossa equipa treinada por Jupp Heycknes, perdeu 1-0 em Lisboa mas acabou por seguir em frente graças a uma vitória em Bucareste. Mas isso fica para depois...


quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Uma razão extra para ir ao futebol!




domingo, fevereiro 04, 2007

Boavista - Benfica Época 92/93

Este mítico jogo era para ter sido aqui postado antes do jogo de sexta-feira, contudo problemas de última hora impediram-me de o fazer. Certamente que os mais velhos vão adorar rever este jogo. Como diz o povo: recordar é viver...