sábado, julho 08, 2006

O jogo dos tristes...

Daqui a pouco vai ser a primeira vez que vou ver um jogo de atribuição do 3º 3 4º lugar que eu vou ver nos poucos mundiais de futebol que já acompanhei ao longo da minha vida. São 5 a título de curiosidade.

Até mesmo quando eu andava metido no futsal e chegava-mos a este jogo nalgum torneio, era facultativo para todos irem jogar ou não. Dizia-mos nós que era um jogo para "um gajo equipar-se e ir bater palmas aos outros".

Jogadores, treinadores, adeptos e até o próprio arbitro todos eles quando daqui a pouco quando as equipas subirem ao revaldo se vão lembrar que se estão ali é porque falharam o jogo mais importante das suas vidas. Que falando português correcto morreram na praia. A ùnica motivação deles é o facto do prémio do 3º lugar ser obviamente superior, mas até aí a FIFA podia ter juntado o prémio de 3º e 4º lugar e dividia por igual entre as duas equipas semi-finalistas derrotadas.

Este jogo é em minha opinião um martirio para todos os envolvidos e mais uma vez a UEFA esta a frente da FIFA. No europeu não há este jogo. Se para a história fica o campeão e pouco mais para quê fazer este jogo? A FIFA quer-nos vender que é importante para ver quem sobe ao pódio, mas de cada vez que há uma mundial de futebol nas revistas do record por exemplo aparecem lá sempre só as finais. Isto só não vai cair em esquecimento da nação que conseguir este terceiro lugar, porque o resto do futebol não se vai importar com isso...


Então e se assim é porque é que existe este jogo? Aceito apostas mas vou chutar a minha teoria. Este jogo é mais uma receita extra para a FIFA em bilheteira e mais uma transmição televisiva. A UEFA não precisa disso pois a UEFA tem todos os anos as provas europeias que lhe enchem os cofres. Quanto à FIFA tem de contar os tostõeszinhos todos, mas isto é só a minha humilde teoria...