domingo, maio 28, 2006

Portugal - Cabo Verde

No jogo do passado sábado vi das coisas mais incríveis que podia ter visto num jogo de futebol.

Depois de me ter e de juntado com a malta bem cedo para começar-mos a beber as cervejolas da ordem, fomos para o estádio através dos autocarros disponibilizados pela câmara municipal para o efeito. Chegado ao estádio para não deixavam entrar os tubos das bandeiras, nada de anormal para um jogo amigável em Portugal. Vêem hooligans em todo o lado... Então uma criança de 12 anos teve de deixar o tubo da sua bandeira à entrada, e para minha surpresa atrás da bancada onde ia ficar instalado a ver o jogo existiam calhaus, e paralelos enormes. Grande segurança que considera um tubo de bandeira perigoso, mas pedras no chão à mão de semear não. De seguida assim que entrei para a bancada pareceu-me ver haver na bancada mais pessoas que lugares. Tive de ficar de pé mas isso não me importa que é assim que gosto de ver o jogo, agora estar a ver mulheres e crianças de pé a penar é que já não me agradou. Para aquilo estar desta maneira deve de ter havido ali poucas cunhas…

À entrada das equipas abrimos uma tocha de apoio a selecção, e estava lá um anormal que pensava quase que se ia incendiar. Começou em pânico e queria por força que apagássemos aquilo, pensado quase que ia arder ou magoar. Como este nosso Alentejo esta atrasado pensei… Resultado desta confusão?? Quase que dava porrada.

Mas se tudo isto já tinha visto em Portugal num jogo de futebol, eis que vi o inacreditável. Já não bastava a atitude do jogadores que cada vez me lembravam mais que aquilo era um mais um treino para eles do que um jogo, eis que surge um minuto de desconto cada uma das partes?? Mas aquilo mesmo sendo a “brincar” não era um jogo? Eu paguei para ver um jogo não foi um treino, eu sei que é um jogo treino, mas é jogo e que eu saiba até hoje não há minutos de desconto no futebol de 11. Desculpam-se com o calor?? Até nem apanharam um dia dos piores, ou viessem um mês mais tarde e tinham de parar o jogo de 5 em 5 minutos porquê aí sim esta calor. Só faltou uma pausa para dar uma "mijinha", e o Scolari interromper o jogo para corrigir os erros dos defesas...

A atitude do público no apoio a selecção foi mais uma vez muito fraquinha, e veio-o em meu ver provar aquilo que eu já sabia. Em Portugal não se vive a selecção e gosta-se mil vezes mais dos clubes. Mas isto já sou eu a especular…

Entretanto acabou o jogo e aconteceu aquilo que eu esperava de autocarros cheios e milhares de pessoas a irem a pé. Pois se para o estádio iam as “pinguinhas” à saída era de “rajada”. Eis então que um Chico esperto que ia de carro começou a dizer mal dos peões, quando ouvi por acaso ia mudar de direcção, mas não mudei logo ao invés meti-me no meio da estrada para não os deixar passar. Conseguiram contornar-me e um dos que estavam dentro do carro começou a falar comigo e lógico que tive de o ofender. Então ele vira-se para um GNR que lá estava e diz assim mesmo:

- Ó Dias identifica lá esse gajo aí!

Hilariante…

Depois ainda consegui-mos ver o Simão num carro particular e claro não perde-mos a oportunidade de nos meter com ele. Então o condutor do carro dele liga os 4 piscas e vai em sentido contrário como se fosse dono e senhor da estrada, qualquer dia tenho de compra uma mascara de um jogador qualquer famoso para poder fazer o mesmo nos engarrafamentos

Mais tarde já num bar da cidade falei com um amigo meu que foi fazer socorrismo ao jogo e eis que ele me vêem com a conversa de que pessoal da organização foi avisar os socorristas que as bancadas estavam a ceder e que podiam ter de assistir muita gente.

Enfim e foi mais ou menos isto o jogo da selecção onde não entram tubos, mas há pedras no recinto (e daquelas com o tamanho ideal para se atirar diga se de passagem), onde ouve minutos de desconto para beber água e onde se viu mais uma vez que há meninos mimados na selecção.


P.S.- Agora gostava de ver cá o meu BENFICA, até porque acho que a euforia ia ser muito maior, mas isto é só a minha humilde opinião…