sexta-feira, junho 24, 2005

O capitão e a taça.

Se há coisa que sempre me irritou foi que a partir aí dos meus 10 anos me diziam:
Tu és bom é para o "basket" que és alto. E a prova disso foi que ainda recentemente foi ao médico que me disse:
"Não tens nada estás ai belíssimo para ir jogar basquetebol

Isto irrita-me porque se há desporto que eu nunca gostei foi precisamente esse, mas ouve um acontecimento relacionado com o que este ano me consegui-o cativar, que foi precisamente a final da NBA. Final essa que acabou precisamente com a vitória dos San Antonio Spurs em casa sobre os Detroit Pistons.
Mas o que me leva aqui a escrever estas linhas sobre este jogo foi o que eu vi no final do jogo que impressionou-me e ao mesmo tempo repugnou-me. Primeiro fiquei impressionado porque mal acabou o jogo e quando a equipa vencedora começou a festejar todos os jogadores e os dois treinadores se cumprimentaram como se sentissem que ninguém perdeu, até dava a sensação que os jogadores que perderam nem tristes estavam. Mais impressionado fiquei ainda porque os intervenientes festejaram no meio do pavilhão sem protecção policial ou de seguranças privados sem que nenhum espectador tentasse entrar no estrado para festejar com os heróis da conquista, ou que andasse a esmagar os espectadores das primeiras filas para ver melhor e mais perto. Não nada disso ao invés estavam todos de pé a aplaudir com um civismo incrível, isto não se vê no nosso futebol e ainda bem porque eles podem fazer milhões com este espectáculo e muitos outros como o futebol americano mas jamais sentirão a paixão que nós sentimos pelos nossos clubes.
Isto foi o que me impressionou esta maneira muito cívica e pouco eufórica de festejar mas o que me repugnou foi na entrega no troféu. Ora acontece que ali o troféu também é entregue na hora e não há cá gala nenhuma para o entregar e humilhar os adversários como acontece infelizmente no nosso pais. Ali o troféu é entregue no fim do jogo fazendo os adeptos vibrar com isso, mas tal não é o meu espanto quando o troféu não foi entregue ao capitão de equipa Tim Duncan mas sim aos proprietários da equipa.
Lá todas as equipas têm donos tal como infelizmente começa a haver cada vez mais no futebol mas pelo menos os troféus são entregues ao capitão, pois foram os jogadores que jogaram, que suaram, que mais que ninguém merecem a vitória e é ao capitão em representação de todos eles que os troféus devem de ser entregues, não é aos milionários dos proprietários que muitas vezes usam as suas equipas como diversão. Nós divertimo-nos a jogar jogos de gestão de futebol no PC (que saudades do velhinho Elifoot), eles jogam na realidade, e quem não se lembra das palavras de Abramovich quando comprou o Chelsea, "Não quero o Chelsea para ganhar dinheiro para isso conheço maneiras mais fáceis", e não me venham dizer que ele é do Chelsea desde pequenino que até teve indeciso se o comprava ou comprava o Tottenham. Mas a continuar assim será que se o Chelsea para o ano for campeão europeu vai ser o Abramovich a levantar o troféu???!!!