segunda-feira, outubro 03, 2005

Estas coisas metem-me nojo.





Estas coisas metem-me nojo. Foi assim que titulei o post porque a multinacional Nike, decidiu mandar fazer umas botas com ouro de 24 quilates para o Ronaldinho Gaúcho jogar. Isto revoltou-me porque estamos a falar de uma multinacional que explora (sim não existe palavra melhor) milhares de pessoas nos países do terceiro mundo. Isto é do conhecimento geral, e poucos são os que não sabem que os produtos que compramos nas lojas por algumas dezenas de euros, são feitos por mão-de-obra infantil em países como a Indonésia. Sim essa empresa e não só (estou só a descarregar a minha raiva nela muitas são as que fazem o mesmo), explora pessoas. Paga ninharias aos trabalhadores que não tem outro remédio senão aceitar essa exploração porque senão nem têm dinheiro para comer. E a empresa em vez de melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas, decide mandar fazer umas chuteiras em ouro de 24 quilates para o Ronaldinho andar a dar pontapés na bola, e ainda exibe isso orgulhosamente no site, e provavelmente ainda vai sair também uma grande campanha de marketing com isso. E porquê? Porque o resto do mundo compra os produtos deles e bate palmas. Como era bom que a UE proibisse todos os produtos de multinacionais que exploram pessoas em qualquer parte do mundo de entrarem no nosso mercado. De certeza absoluta que melhorava-mos a qualidade de vida das pessoas que são exploradas por estas empresas, pois uma marca como a Nike não pode ignorar o mercado europeu de consumo. Já agora fiquem a saber que do site onde saquei esta imagem que aqui postei lá diz que a Nike actualmente renega os valores democráticos da América.


P.S.- Mete ainda mais raiva saber que apesar disto que aqui disse e de muita gente concordar comigo nem eu nem ninguém vai deixar de comprar os produtos das multinacionais que fazem isso.

2 Comments:

At 1:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e tu, o que é que usas nos pés?

 
At 3:36 da tarde, Blogger Ninja said...

Sapateado humilde e barato...

 

Enviar um comentário

<< Home