sexta-feira, julho 22, 2005

A vénia

"Ainda antes de começar a época, recebi dezenas de e-mails de um sócio benfiquista que falava de uma tradição perdida e que era preciso recuperar: quando entrávamos em campo, nos jogos disputados no estádio da luz, tinha-mos deixado de correr até ao círculo central para saudar os adeptos. Confesso que nunca me dei conta dessa mudança. Com o passar do tempo e a insistência do tal adepto, decidi fazer uma pesquisa e vi algumas fotos antigas que confirmavam a tal saudação. De facto na época anterior perdêramos esse hábito
Falei com os meus colegas, contei-lhes a história, e todos concordaram em retomar a tradição. Foi por isso que esta temporada voltámos à saudação no meio-campo, honrando dessa forma, a tradição."

Simão Sabrosa


Á primeira vista esta vénia feita pela equipa aos adeptos pode não parecer nada. Mas é. É uma tradição muitíssimo antiga que nem sequer deveria de ter sido retomada pois nunca deveria era sequer ter-se perdido. São estas coisas que fazem com que o BENFICA tenha uma mística. São estes pequenos pormenores que fazem com que sejamos um clube único, e é por isso importante que esta mística seja transmitida dos mais velhos para os mais novos.
Já várias vezes tinha falado com amigos durante o tempo em que esta tradição estava de "férias" que não compreendia o facto de eles terem deixado de fazer essa vénia. Ainda bem que houve alguém casmurro que não deu paz ao Simão até eles começarem a fazer novamente a vénia. São nestes pormenores que se ganham as místicas e são quando eles se perdem também que a mística se vai embora.


P.S. - Ó Simão também não precisavas de ir fazer pesquisa nenhuma pois estas no BENFICA há tempo suficiente para que antes deste tal e-mail já tivesses feito a vénia algumas vezes.