sexta-feira, julho 15, 2005

Eu nem quero acreditar que isto seja verdade.

A notícia não tem dois dias, pois eu já há algum tempo que tinha lido numa entrevista a um director do BENFICA no jornal O Jogo em que ele "ameaçava" vender a um patrocinador o nome do estádio. Na altura um amigo meu disse para eu escrever aqui sobre isso mas eu não o fiz porque não liguei a noticia talvez porque parte de mim não queria acreditar, mas pelos vistos é verídico e o nome do nosso estádio vai mesmo "cair".
Um amigo meu confesso benfiquista também disse-me após uma conversa de bar, aquando da primeira notícia saída no jornal O Jogo: - Mas tu podes continuar a chamar-lhe estádio da luz a mesma. Na altura respondi que não era a mesma coisa, mas hoje dou aquela que penso ser a melhor resposta a esta frase. Cá vai:
- O chamado jogo dos campeões de domingo entre o BENFICA - Chelsea vai ser transmitido para quase todo o mundo sendo inclusive só nos EUA transmitido em 3 canais em simultâneo (um de língua portuguesa, um de língua inglesa e inclusive um de língua espanhola), e será com isso fácil de imaginar que será visto por alguns milhões de pessoas. E quando todas essas pessoas espalhadas pelo mundo virem o jogo através da televisão, onde elas estarão a ver o jogo? Em Portugal, Lisboa e mais especificamente no estádio da luz (ou então no nome oficial do mesmo Estádio do Sport Lisboa e Benfica). E é aí mesmo que eu queria chegar. ESTÁDIO DA LUZ, O JOGO É NO ESTÁDIO DA LUZ e em muitos locais do mundo vão saber o nome oficial do nosso estádio, agora pensem lá que se ele se chama-se estádio Galp Energia (ou outra coisa qualquer) apesar de nós portugueses lhe continuarmos a chamar estádio da luz era a mesma coisa?
Outra coisa que eu queria perguntar é para que raio ando eu a dar a "tanga" a muitos amigos meus, alguns nem sequer ao futebol ou aos clubes ligam para ver se chega-mos aos 300mil sócios se vendem o que de nós há de mais mítico?! Será que quando tivermos dinheiro suficiente para fazer um museu do clube, e ele por acaso for muito visitado que a PT vai pagar alguns milhares de euros para colocar o seu logótipo nas taças de Campeões Europeus. Será que depois disto o nosso clube se vai chamar Sport MacDonald's e Benfica?! Posso estar a exagerar mas eu já acredito em tudo.
Pensem também se querem vender o nome do nosso estádio fantástico para com o dinheiro disso contratar um jogador "mercenário da bola" que nem a camisola provavelmente sente. Eu não quero ver o nome do nosso estádio vendido para pagar a um jogador nem que seja o melhor jogador do mundo.
Acho também irónico que provavelmente muitos dos que concordam com esta medida andaram provavelmente no monumental adeus a chorar porque um estádio que foi considerado pela F.I.F.A. com um oito estádios míticos do mundo ia ser demolido porque o futuro era ali ao lado. Este também há de ser mítico mas para isso é preciso criar lá a mística e mudar-lhe o nome para estádio Adidas não ajuda nada de certeza. Tanto choro, tanto merchandising, tanta emoção (quer na inauguração da nova catedral, quer na despedida da antiga) para quê? Pelos vistos alguns não prezavam assim tanto aquele monumento.


Para terminar só espero que a direcção leve uma medida desta importância a assembleia-geral em que ela terá de certeza absoluta uma pessoa a votar contra. Eu obviamente.



Peço a DEUS para continuar a ir ver os jogos do meu clube em casa ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica, popularmente conhecido como estádio da luz a nossa Catedral.