sábado, julho 02, 2005

Porque se chama "glorioso"??

Ao contrário do que muitos pensam não é pela "glória" conquistada nos anos 60. "Glorioso" é um adjectivo que nessa altura era já aplicado ao BENFICA, desde a década do séc. XX.

Em 1907 o BENFICA (Sport Lisboa, porque foi antes da fusão com o Sport Clube de Benfica) defronta os "mestres Ingleses" do Carcavelos Club e vence por 2-1. Tudo "normal" não estivesse o Carcavelos Club sem perder já à 9 anos!!! Esta vitória começou a aproximar o clube da cidade e serviu de alento para expansão do clube.
Em 1910 o BENFICA (aqui já Sport Lisboa e Benfica) volta a defrontar o Carcavelos Club, num jogo em que cerca de 8000 pessoas assistiram e o BENFICA voltou a vencer, desta vez por 1-0, mais uma vez, um feito histórico porque o Carcavelos Club já não perdia desde... que haviam defrontado o BENFICA. Esta segunda vitória teve um sabor ainda mais "especial" que a primeira, fazia pouco tempo desde a fusão com o Sport Clube de Benfica e da fundação do Sporting Clube de Portugal que havia levado 8 jogadores do Sport Lisboa, e quase extinguiu o clube, que com a debanda dos jogadores (8 para o Sporting e 2 saíram para o Brasil) ficou quase sem equipa e com isso os sócios também foram saindo, a certa altura eram apenas 30.
Mas voltemos ao "glorioso"…
Ou seja em 12 anos (coisa pouca!) o Carcavelos Club perdeu apenas 2 vezes e ambas com o BENFICA. E foram precissamente estas duas vitórias que granjearam ao BENFICA o cognome de "Glorioso", os anos 60 serviram para reforçar e dar dimensão internacional à Gloria do clube.


Confesso que era até hoje um dos muitos que pensava que "O Glorioso" tinha sido dado ao BENFICA pelos maravilhosos anos 60, mas lá diz o ditado que nunca é tarde para apreender, afinal apenas andei a vida inteira enganado não é nada do outro mundo. E já agora aproveito para agradecer ao jogador de hattrick JoKoFar porque foi ele que pesquisou e descobriu esta história, e para dar mais brilho a esta conquista decidi colocar uma imagem do nosso emblema em 1908.



Já agora ficam a saber que quando o nosso clube foi fundado em 1904 o objectivo da sua criação foi o de fazer um clube só de portugueses para derrotar os ingleses do... Carcavelos Club. E é lógico que consegui-mos, somos o "Glorioso" pois então.
Posted by Picasa