segunda-feira, maio 29, 2006

"Caso Mateus"


O Gil Vicente corre o risco de perder pontos e consequentemente descer de divisão ao invés do Belenenses, porque utilizou um jogador mal inscrito, e como tal podem perder os pontos ganhos onde utilizaram esse jogador.

Agora alguém me pode explicar como é possível um clube utilizar num jogo um jogador que venha a acusar doping a sentença é suspensão do jogador seguida de multa. Agora com uma inscrição aparentemente mal feita já é perda de pontos. È claro que não sou a favor de inscrições mal feitas, espero que a multa seja pesada e em caso de reincidência então tenham a mão ainda mais pesada. Agora há aqui uma certa dualidade de critérios.

Resumindo e concluindo se um clube aumentar as capacidades de um jogador através de substancias ilegais, não corre o risco de perder pontos. Pelo contrário se as burocracias não tiverem sido todas tratadas arriscam-se a perder pontos em determinados jogos. Incrível, mas isto é só a minha humilde opinião…


P.S.- Isto é algo que eu gostava de ver discutida na liga, pois acho o doping muito mais grave, agora só peço que se cumpra pelo menos uma vez neste país a lei. O que estiver na lei tem de se cumprir seja ou não justa, doa a quem doer. Dura Lex Sed Lex

O amor à camisola


Nunca se falou tanto de amor à camisola como nos tempos modernos e nunca ao mesmo tempo se viu tanta prova de amor ao dinheiro.
O amor à camisola vê-se em atitudes como a que teve o Rui Costa.
Rui Costa regressa ao Benfica, segundo a imprensa, assinando um contrato em branco onde fica ao critério do presidente Luis Filipe Vieira colocar lá o valor do ordenado que o SLB pode pagar ao Rui Costa.
Não há muitos exemplos destes no futebol, amor à camisola como este não abundam.

GRANDE RUI COSTA

domingo, maio 28, 2006

Portugal - Cabo Verde

No jogo do passado sábado vi das coisas mais incríveis que podia ter visto num jogo de futebol.

Depois de me ter e de juntado com a malta bem cedo para começar-mos a beber as cervejolas da ordem, fomos para o estádio através dos autocarros disponibilizados pela câmara municipal para o efeito. Chegado ao estádio para não deixavam entrar os tubos das bandeiras, nada de anormal para um jogo amigável em Portugal. Vêem hooligans em todo o lado... Então uma criança de 12 anos teve de deixar o tubo da sua bandeira à entrada, e para minha surpresa atrás da bancada onde ia ficar instalado a ver o jogo existiam calhaus, e paralelos enormes. Grande segurança que considera um tubo de bandeira perigoso, mas pedras no chão à mão de semear não. De seguida assim que entrei para a bancada pareceu-me ver haver na bancada mais pessoas que lugares. Tive de ficar de pé mas isso não me importa que é assim que gosto de ver o jogo, agora estar a ver mulheres e crianças de pé a penar é que já não me agradou. Para aquilo estar desta maneira deve de ter havido ali poucas cunhas…

À entrada das equipas abrimos uma tocha de apoio a selecção, e estava lá um anormal que pensava quase que se ia incendiar. Começou em pânico e queria por força que apagássemos aquilo, pensado quase que ia arder ou magoar. Como este nosso Alentejo esta atrasado pensei… Resultado desta confusão?? Quase que dava porrada.

Mas se tudo isto já tinha visto em Portugal num jogo de futebol, eis que vi o inacreditável. Já não bastava a atitude do jogadores que cada vez me lembravam mais que aquilo era um mais um treino para eles do que um jogo, eis que surge um minuto de desconto cada uma das partes?? Mas aquilo mesmo sendo a “brincar” não era um jogo? Eu paguei para ver um jogo não foi um treino, eu sei que é um jogo treino, mas é jogo e que eu saiba até hoje não há minutos de desconto no futebol de 11. Desculpam-se com o calor?? Até nem apanharam um dia dos piores, ou viessem um mês mais tarde e tinham de parar o jogo de 5 em 5 minutos porquê aí sim esta calor. Só faltou uma pausa para dar uma "mijinha", e o Scolari interromper o jogo para corrigir os erros dos defesas...

A atitude do público no apoio a selecção foi mais uma vez muito fraquinha, e veio-o em meu ver provar aquilo que eu já sabia. Em Portugal não se vive a selecção e gosta-se mil vezes mais dos clubes. Mas isto já sou eu a especular…

Entretanto acabou o jogo e aconteceu aquilo que eu esperava de autocarros cheios e milhares de pessoas a irem a pé. Pois se para o estádio iam as “pinguinhas” à saída era de “rajada”. Eis então que um Chico esperto que ia de carro começou a dizer mal dos peões, quando ouvi por acaso ia mudar de direcção, mas não mudei logo ao invés meti-me no meio da estrada para não os deixar passar. Conseguiram contornar-me e um dos que estavam dentro do carro começou a falar comigo e lógico que tive de o ofender. Então ele vira-se para um GNR que lá estava e diz assim mesmo:

- Ó Dias identifica lá esse gajo aí!

Hilariante…

Depois ainda consegui-mos ver o Simão num carro particular e claro não perde-mos a oportunidade de nos meter com ele. Então o condutor do carro dele liga os 4 piscas e vai em sentido contrário como se fosse dono e senhor da estrada, qualquer dia tenho de compra uma mascara de um jogador qualquer famoso para poder fazer o mesmo nos engarrafamentos

Mais tarde já num bar da cidade falei com um amigo meu que foi fazer socorrismo ao jogo e eis que ele me vêem com a conversa de que pessoal da organização foi avisar os socorristas que as bancadas estavam a ceder e que podiam ter de assistir muita gente.

Enfim e foi mais ou menos isto o jogo da selecção onde não entram tubos, mas há pedras no recinto (e daquelas com o tamanho ideal para se atirar diga se de passagem), onde ouve minutos de desconto para beber água e onde se viu mais uma vez que há meninos mimados na selecção.


P.S.- Agora gostava de ver cá o meu BENFICA, até porque acho que a euforia ia ser muito maior, mas isto é só a minha humilde opinião…





sexta-feira, maio 26, 2006

O bom filho a casa torna


É provavelmente o regresso mais aguardado de sempre do BENFICA, e arrisco mesmo dizer do futebol português. É a prova viva que um jogador pode sair dum clube seja por dinheiro, ou por motivos de carreira e continuar intimamente ligado aos seus adeptos e à vida do clube (ouviste Miguel?). Mesmo estando longe Rui Costa foi sempre nosso.

Rui se as coisas não correrem maravilhosamente bem, muitos te julgarão por teres voltado, se tudo for rosas será aplaudido de pé, mas uma coisa é certa muitas crianças saberão finalmente porque os seus pais ficavam com um brilhozinho nos olhos de cada vez que se falava do regresso do "maestro" ao BENFICA

Rui tu foste provavelmente o único jogador a ser aplaudido em plena catedral de luz por teres marcado um golo ao BENFICA. Logo após o teres marcado choras-te como uma criança e provas-te que eras um dos nossos. Estavas no campo porque DEUS deu-te montes de talento para jogares futebol, mas se não tivesses sido abençoado com esse dom, certamente estarias na bancada ao lado de todos aqueles que estavam lá para ver o GLORIOSO, e chorarias ao lado de milhões de benfiquistas anónimos as vitórias e as derrotas. Obrigado por seres um dos nossos.

A prova de tudo isto que eu acabei de dizer foi a recepção (eu não me lembro de ver nenhum jogador ser recebido assim por tanta gente) que Rui Costa teve hoje. A família benfiquista anda contente, não ganha-mos ainda nenhum titulo é certo, mas realizamos um sonho. O de rever-te finalmente com a nossa camisola Rui.

Espero que a camisola 10 seja a tua Rui pois vocês têm um pacto. Ficam bem um no outro, e isto não é só a minha humilde opinião...

Bem vindo a casa Rui, aconteça o que acontecer daqui para a frente obrigado desde já por teres voltado.

terça-feira, maio 23, 2006

Sport TV


Fiquei espantado com as intenções da Sport TV em colocar uma providência cautelar para evitar que os jogos do Mundial fossem transmitidos nos espaços públicos.
Acho que esta atitude fica muito mal a uma empresa como a Sport TV. Por acaso não pagam os cafés uma taxa suplementar para assinar a Sport TV?
É tão ridiculo como ridiculo seria se os jornais quisessem proibir que um café tivesse lá os jornais para os clientes lerem.
Já para não falar que o futebol vive das conversas de cafés, das rivalidades e paixões que aí advém. Se não fossem os cafés e tascas se calhar o futebol não tinha metade do impacto que têm.
Ouvir o relato e agora no passado recente ver o jogo no café com os amigos é uma das maiores instituições nacionais. E o mais engraçado é que a maioria das pessoas com quem eu vejo o futebol no café até têm Sport TV em casa.
A meu ver, esta é mais uma prova de ganância de uma empresa que presta um serviço caro demais para a qualidade que têm.
Senão vejamos, as melhores transmissões são as dos campeonatos estrangeiros (italiano, espanhol e inglês), as transmissões dos jogos nacionais são uma bela treta.
O desporto que impera é o futebol (e apenas na sua componente mais mediática), marginalizando a parte desportiva e outras modalidades. Espero que a Fórmula 1 continue por muitos anos na RTP 1.
Como para ver futebol de outros campeonatos tenho a Internet e os canais desportivos estrangeiros, como não gosto de atitudes corporativistas como esta, como não gosto da grelha programática da Sport Tv eu continuo convicto que a minha opção é a melhor.
Não sou assinante Sport TV e vou continuar a não ser.

segunda-feira, maio 22, 2006

Fernando Santos

Eu sou um dos muitos que aprova a contratação de Fernando Santos. Muito se disse, muito se vai dizer, mas a verdade é que o novo treinador do Benfica é um treinador na linha do que o Presidente Luis Filipe Vieira pretende para o nosso clube.
Uma das grandes acusações que se têm feito aos ultimos treinadores é o não terem sentido a camisola.
Inclusivé a comenta-se que a prestação europeia do SLB serviu mais Koeman que o SLB, pois para o SLB não significou muito, mas para Koeman deu-lhe mais visibilidade, e notou-se a aposta europeia em detrimento das provas nacionais.
Agora temos um treinador que é de reconhcida costela benfiquista, não negando a sua preferência clubistica, mesmo quando trabalhava sob a alçada do Sr. Pinto da Costa.
É o sócio oito mil e pouco o que diz muito da sua antiguidade como sócio.
É um técnico que trás curículo feito, têm provas dadas nacionalmente e internacionalmente.
Têm como grande vantagem ser um técnico que é mais barato que o Koeman foi ou que seria o Zachenori ou o Camacho.
E quem não têm dinheiro não têm vicios.
Em suma aprovo inteiramente esta opção, e vai em consonância com a estratégia que a direcção têm para o nosso grande clube.

sexta-feira, maio 19, 2006

Um bom exemplo


Thierry Henry vai renovar contracto com o Arsenal. Na base da decisão do jogador esta o facto de mesmo após terem perdido a final da Liga dos Campeões, os adeptos terem aplaudido a equipa e Henry em especial. O jogador sentiu-se muito sensibilizado com isso, e considera que tem uma divida para com eles por causa da maneira como tem sido tratado nos últimos anos.


Um grande exemplo de gratidão que muitos jogadores deviam imitar, mas isto é só a minha humilde opinião...

A arte de dizer mal

No outro dia via no jornal o Sr. Pinto da Costa a comentar com o escárnio e ironia que nos habituou a venda dos kit para sócios do SLB pelos quatro cantos do mundo.
Acho ridiculo a mentalidade que impera neste país, em especial neste país desportivo. Se uma boa ideia for lançada por um clube rival já essa ideia não é assim tão boa.
O Sr. Pinto da Costa ironizou a venda, dizendo que não precisa de vender kits que os portistas vão lá sozinhos, ou qualquer coisa que o valha.
Se calhar por o FCP ser um clube de bairro é que não dá para vender kits pelo mundo fora, se calhar o Sr. Pinto da Costa consegue mais sócios à volta das Antas que nós pelo mundo fora, se calhar vende mais dentro dos jogos com o estádio meio,....
Deixemos de olhar para o próprio umbigo e vejamos comos os outros crescem e tentemos copiar o que os outros fazem de melhor e aprendamos com os erros deles.

quarta-feira, maio 17, 2006

O regresso de Rui Costa

Mais uma vez no defeso se fala do regresso do Rui Costa. É uma história que só não ocorreu no defeso em que ele saiu para a Fiorentina.
Com isto desgasta-se o jogador, desgasta-se o clube e acaba por desgastar o impacto que esse acontecimento teria se ocorresse.
Esta novela só têm par com a novela do Beto no Real Madrid. E agora veja-se onde ele está.
Voltado ao ostracismo num campeonato de 2ª (tal como o é o nosso) e numa equipa que está ao nível do nosso Gil Vicente.
Não culpo a comunicação social pelo alimentar destas novelas, quem é responsável pelo clube é que têm obrigação de não deixar que elas surjam.

terça-feira, maio 16, 2006

Que diferença de atitudes...


Luciano Moggi director-geral da Juventus, demitiu-se do cargo imediatamente após a Juventus ter revalidado o "scudetto". Na base desta demissão estáa um escândalo no futebol italiano que envolve as mais variadas pessoas desde árbitros, dirigentes federativos até imagine-se a apresentadores de televisão. Este escândalo tinha já provocado também a demissão do presidente da federação italiana.

A diferença de atitudes destes dirigentes italianos em relação aos nossos é abismal, pois continuamos a ter nas mais importantes funções do nosso futebol arguidos do processo apito dourado. O presidente da nossa liga de clubes (Olá senhor Valentim Loureiro) chegou inclusive a efectuar telefonemas a perguntar como esta o "apitacho" (não é um erro de ortografia, eu sei que os dou mas este foi propositado).

Infelizmente os nossos foram iguais aos italianos para usarem o sistema a seu bel-prazer, infelizmente já não foram iguais para terem a atitude de se demitir dos cargos e deixarem de vez o mundo do futebol. Acho que era o mínimo que podiam fazer, mas isto é só a minha humilde opinião...

sábado, maio 13, 2006

Ó se faz favor, leve lá o nosso Astro...

Parece que agora virou moda. Um grupo de argentinos enviou ao presidente da Federação de Futebol argentina uma petição para que Maradona jogue pelo menos 5 minutos de um qualquer jogo da Argentina no mundial 2006.

Bem parece que ás vezes a idolatração das pessoas pelos seus astros leva a que cometam estes excessos. Eu por exemplo era incapaz de assinar uma petição para colocar neste momento o Rei Eusébio ou um qualquer jogador português dos anos 80 na selecção, pois acho que estaria a fazer papel hipocrita, mas isso é só a minha humilde opinião...


P.S.- A próxima petição a ser lançada, vai ser mesmo aqui em Portugal e é: QUEREMOS O NINJA NA SELECÇÃO, os meus amigos todos já assinaram... :D

quarta-feira, maio 10, 2006

Campeão a milhas...


Nesta noticia lida agora no site maisfutebol fiquei a saber que:


O CBC Benfica Sports Club, foi campeão da Division One (segunda divisão) do seu país que é nada mais nada menos que a ilha dos Barbados nas Caraíbas. Este desconhecido clube infelizmente não tem site oficial (pelo menos eu não o descobrir), mas podem sempre saber um pouco mais sobre ele aqui.

Fiquem também a saber que nas ligas dos Barbados existem clubes como o Ajax e o Barcelona, e onde mais uma vez numa coisinha insignificante o BENFICA volta a mostrar o seu prestígio. As referências portuguesas à ilha não se ficam no entanto por aqui já que o nome da ilha foi dado pelo descobridor português Pedro Campos, em 1536.

Se esta notícia por acaso atingir o Presidente Luís Filipe Vieira, certamente não deixara de aproveitar a oportunidade de lançar o Kit Novo Sócio na ilha dos Barbados também, ainda por cima numa altura de euforia dos adeptos por causa desta subida.

Apaixone-se, Emocione-se




Por vezes as alturas mais desesperadas das empresas (neste caso um clube, mas tambem já são geridos como empresas), levam os responsáveis de marketing das mesmas a campanhas no mínimo surpreendentes. Por culpa de mais uma dessas campanhas, no próximo fim-de-semana os adeptos do Vitória de Setúbal, podem e de que maneira associar-se à festa da taça. Tudo porque o clube anda a disponibilizar dois packs para os adeptos do clube.
O «pack Emoção» vem equipado com lenço para a cabeça, tubos insufláveis, pinturas para a cara, tshirt do Jamor, megafone e transporte para o estádio. Preço 25€.
O «pack Paixão» já é mais requintado, e traz nada mais nada menos que 3 litros de vinho de mesa, 2 copos verdes, manta de piquenique, preservativo Bonfim, tshirt do Jamor e transporte para o estádio pelos mesmos 25€.


Parece que os responsáveis do clube querem impedir em caso de vitória o fenómeno do baby boom que tanto o país precisava. Mas como no futebol a bola é redonda e mais vale prevenir que remediar deixo aqui outra sugestão de utilização para quem comprar o segundo pack: como no futebol a festa antes do jogo é sempre nossa, depois do jogo logo se vê, já que não depende só de nós mas principalmente de quem esta em campo, usem todo este pack antes da bola para irem para o estádio relaxadinhos e assim puderem puxar pelo seu clube ajudando-o à conquista de mais uma taça de Portugal.



P.S.- No site oficial do clube Vitória FC, não há referencia de preços para sócios e preços para não sócios. Se calhar era tempo da direcção aproveitar este momento histórico para beneficiar os verdadeiros vitorianos que estão sempre lá com o clube em crise ou na berra, e mostrar assim às pessoas da terra que os sócios estão sempre em primeiro, e vale a pena ser sócio do Vitóra ajudando-o também a combater a grave crise.

Mas isto é só a minha humilde opinião...